Yoga Solidário

O Yoga Solidário tem como objetivo disponibilizar o Yoga de forma acessível como uma ferramenta que auxilia na prevenção e combate da ansiedade, depressão, estresse e tantas outras doenças. Atualmente o projeto é conduzido pela Professora Simone Moura e é desenvolvido de forma online, atendendo pessoas de diversos estados do Brasil. Para participar entre em contato através do email iterapiasintegrativas@gmail.com. Esperamos por você!

Yoga TRANScender

O projeto de Yoga TRANScender é uma parceria entre o INSTI e a ONG Dignidade, tem por objetivo oferecer a prática de Yoga à comunidade LGBTQIA+, pessoas pretas e em vulnerabilidade social, visando levar um acolhimento e  melhoria do bem estar coletivo. As aulas são conduzidas pela Professora Ágatha Costa e acontecem nas quartas-feiras  às 18:30 na sede da ONG que fica na Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, 4 andar – Centro, Curitiba – PR. Para se inscrever basta preencher o formulário presente neste link.

Reconexão Feminina

Em parceria com Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro nossas diretoras Mirian Lima e Paula Matter realizam encontros com as adolescentes através de rodas de conversa terapêutica sobre o universo feminino, acolhendo as demandas e necessidades destas através de trocas verbais, técnicas respiratórias e de consciência corporal, bem como realizamos oficinas de cuidados naturais, aulas de yoga e recebemos terapêutas convidadas para abordar assuntos específicos levantados pelas adolescentes.

É com uma enorme alegria que o INSTI apresenta o evento social SOMOS LINDAS 💙

Desde abril de 2022 o INSTI, em parceria com o Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro, realiza um projeto social com meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade chamado Reconexão Feminina! Neste projeto trazemos o contato com as emoções, o corpo, o autoconhecimento, um espaço seguro e acolhedor entre elas.

O evento Somos Lindas fechará com chave de ouro a atuação do projeto este ano! Temos como objetivo a elevação da autoestima das meninas e o cuidado com si mesmas.

Para isso acontecer, precisamos de doações e voluntárias! Todas as informações estão nesse post. Vem com a gente!

Para mais informações entrar em contato através do telefone: (41) 999461640

Agradecemos aos nossos apoiadores e colaboradores.

No dia 03 de abril de 2022 participamos de uma ação social em parceria com a Ong Nossa Revolução é o Amor e a Ong Dignidade. Esta ação foi voltada para Mulheres Trans que vivem em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas pelo Dignidade. As Mulheres aprenderam com nossa diretora Mirian Lima sobre a importância de atitudes e ações diárias para prevenção e controle da ansiedade, técnica de respiração abdominal como ferramenta de resgate da saúde integral e também movimentos simples de auto massagem e soltura das articulações em principal da coluna vertebral. Em seguida, no segundo momento da ação, as maquiadoras Natália Medeiros e Carol Ibannez deram dicas de automaquiagem e ajudaram as mulheres a se maquiarem. Haviam looks, roupas, acessórios e sapatos para aquelas que gostariam de incrementar o visual para a sessão de fotos que foi realizada na praça Carlos Gomes pela fotógrafa Alessandra Pessoa. Após a sessão de fotos oferecemos um lanche vegano e saudável preparado pela Chef ecológica Ilana Alencar e pela nossa diretora Mirian. Ao todo 15 mulheres participaram da ação, porém duas foram embora logo que terminou o movimento terapêutico realizado pela professora Mirian. Outras não quiseram fazer o ensaio fotográfico alegando não estarem “montadas”, ou seja, travestidas. Elas realizaram somente os movimentos que gostariam, pois não obrigamos nenhum Ser a fazer algo contra sua vontade. 

O INSTI foi convidado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para participar da Feira da Cidadania – Regional Matriz, realizada no dia 24 de março de 2022. Estivemos na tenda +60 ofertando terapias integrativas com o intuito de despertar e equilibrar a beleza interior, tais como: 

  • yoga: as terapêutas ensinaram a respiração abdominal, bem como movimentos simples de soltura e aquecimento do corpo para que as pessoas atendidas possam realizá-lós no seu dia a dia, o que aumenta o alongamento, a mobilidade, a oxigenação de todo o corpo, o centramento, a tranquilidade e a consciência;
  • massagem realizada por massoterapeutas: as pessoas permaneceram sentadas enquanto recebiam massagem na cabeça, nos ombros, nos braços, mãos e costas;
  • reiki: consiste em uma técnica onde a terapeuta estendeu suas mãos sob algumas partes do corpo das pessoas atendidas para canalizar a energia vital universal com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente, proporcionando tranquilidade em todos os sistemas do Ser, a terapia foi realizada com as pessoas sentadas, de olhos fechados, com as palmas da mão viradas para cima.

Todas as terapias integrativas ofertadas são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS), porém no SUS ainda não são ofertadas e aplicadas na grande maioria de sua rede. Para trazer e cuidar da beleza exterior, oferecemos corte de cabelo feminino e masculino, barba, design de sobrancelhas e esmaltação de unhas das mãos para mulheres e homens. Estivemos disponibilizando esses serviços das 9h às 18h. Foram distribuídas senhas para cada serviço oferecido, priorizando pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência. No decorrer de toda a ação social atendemos 290 pessoas, percebemos que se tivéssemos mais profissionais, muito mais pessoas teriam sido atendidas, pois a demanda era imensurável. Todas(os) as(os) profissionais que ali estiveram se volutariaram com dedicação e amor. A escola de formação profissional e parceira do INSTI, a Seduc Intec esteve conosco nessa ação levando seus alunos de corte e cabelo, barba e massoterapia, estes foram acompanhados por professores dessas áreas. 

No dia 13 de março de 2022 passamos a tarde com as Mulheres da Aldeia Urbana Kakané Porã em Curitiba/PR, trocando saberes com o tema voltado à ansiedade. Nessa roda de conversa afetiva a Professora de Yoga Mirian Lima abordou o tema explicando sobre o que é ansiedade, como ela atua no corpo e de como a respiração e movimentos simples podem contribuir para se manter mais tranquila e concentrada. A Natuterapeuta Paula Matter falou sobre as propriedades e a atuação da lavanda, da camomila e da sálvia no controle de estados ansiosos, bem como essas ervas medicinais colaboram para a saúde feminina, na sequência ensinou e convidou as Mulheres para um escalda pés relaxante. A chefe de cozinha ecológica Ilana Alencar explicou sobre a importância na escolha de alimentos naturais para o equilíbrio da ansiedade e da saúde como um todo, ela também ofecereu comidinhas feitas com ingredientes que colaboram na prevenção e controle da ansiedade.

Em 11 de dezembro de 2021, realizamos uma ação social “um dia de autocuidado” no Centro de Amparo Nossa Senhora do  Monte Claro em São José dos Pinhais. Foram atendidas 36 mulheres, dentre elas, mães de alunos que a instituição atende, bem como funcionárias e voluntárias que estavam no centro de amparo neste dia. Uma equipe de 12 terapeutas voluntárias ofereceram Quick Massagem, Reflexologia Podal e das Mãos, bem como designer de sobrancelhas com o propósito de elevar a auto estima dessas mulheres em situação de violência doméstica. Toda a ação foi acompanhada pela psicóloga do centro de amparo. Houve a participação voluntária de 1 fotógrafa. Esta ação deu início ao projeto de educação feminina que será realizado com essas mães e suas filhas adolescentes atendidas pela instituição.

Em outubro de 2021, o Projeto Yoga Solidário foi convidado pelo Centro de Integração da Cidadania do Estado de São Paulo, coordenado pelo Governo do estado através da Secretaria de Justiça e Cidadania, a realizar no dia 15.11.2021 uma aula voltada para mulheres em situação de violência doméstica. No início da aula a Professora Mirian Lima fez uma pergunta que foi respondida por todas as participantes: “onde dói?”. A resposta foi unânime: “dói as costas!”. É muito comum esse relato de dor nas costas entre mulheres que sofrem algum  tipo de violência crônica. Ao final da aula a mesma pergunta foi feita e todas alegaram não sentir dor. Estiveram presentes 19 mulheres da região do Jaraguá/SP, onde o CIC-Oeste esta localizado. 

No dia 7 de outubro de 2021 foi realizado o evento para a conscientização do câncer de mama para policiais militares do vigésimo batalhão, no Clube dos Oficiais da PMPR. As policiais militares se reuniram para realizar uma roda de conversa sobre os riscos e os cuidados com o câncer de mama que atinge majoritariamente mulheres. Durante o evento a terapeuta Estephani Lauren esteve oferecendo quick massagem gratuitamente para as mulheres presentes no local. Foram realizados 11 atendimentos. A quick massagem é uma massagem de curta duração com o paciente sentado em uma cadeira que permite realizar manobras na cabeça, nas costas, nas mãos e braços para proporcionar relaxamento em cerca de 15 a 20 minutos. É comumente oferecida em locais de labor, pois é muito recomendada como ferramenta de alívio de estresse e tensão em ambiente de trabalho proporcionando saúde e bem-estar do trabalhador. 

Nossa diretora Estephani Lauren Serbai Alves, formada em massoterapia pelo IFPR, realizou do início de 2021 até o presente momento em torno de 60 atendimentos sociais com massoterapia. Os atendimentos aconteceram na casa da terapeuta, bem como na residência de alguns pacientes e até mesmo na clínica que ela mesma atua, localizada no centro de Curitiba. As técnicas de massagem realizadas foram: 

  • massagem terapêutica: é realizada de forma localizada no foco da dor;
  • massagem abhyanga: é um método indiano realizado com óleo para potencializar o relaxamento;
  • shiatsu: é utilizada para reequilíbrio energético;
  • ventosaterapia: é um tipo de tratamento natural realizado para melhorar a circulação sanguínea do corpo;
  • thai massagem: é um método de alongamento passivo, tração e proporciona movimento ao corpo.

Outro projeto que acontece desde junho de 2021 e realizado a distância é o Reiki para pessoas com covid. O Reiki é uma técnica de equilíbrio energético, trabalha basicamente com a Energia Universal Primordial, aquela que constitui tudo e todos, por conta disso não está ligado a nenhuma crença religiosa, apenas à vontade de viver bem e melhor. Quando recebido com frequência (1x na semana, por exemplo), a pessoa vai elevando seu padrão energético-vibratório e passa a ter um olhar mais amoroso e compassivo da vida, facilitando ainda o seu autoconhecimento. Quando falamos em energia, rompemos todas as barreiras do espaço e do tempo, por isso o Reiki pode ser enviado à distância, ou seja, você pode receber e sentir seus benefícios na sua casa, com segurança e tranquilidade. 

A técnica do Reiki é destinada a todos, sem apresentar efeitos colaterais, efetivo tanto na prevenção como na promoção de saúde, hoje é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e em diversos lugares já é oferecida pelo SUS, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Portaria 849-2017). Através desta terapia o INSTI oferece, em parceria com as terapeutas voluntárias Bianca Panvequi da capital paulista, Laís Santucci do interior de São Paulo e Cirlene Laitner de Curitiba o envio diário de Reiki à distância para pessoas com Covid. As pessoas deixam os nomes e data de nascimento na postagem feita no instagram.

De maio de 2021 até a primeira semana de fevereiro de 2022, a diretora Natália Batista, residente em Canoas/RS, realizou 11 atendimentos sociais, com as seguintes terapias:

  • Baralho cigano: o atendimento consiste em escuta qualificada e orientação para o paciente em relação as suas preocupações do momento, são utilizadas as cartas do baralho cigano como oráculo que trazem maiores informaçõessobre esses conflitos, através da leitura do campo magnético do paciente;
  • Reike: técnica utilizada para equilibrio energético, por meio  de atendimento de escuta qualificada e orientação para o paciente em relação as suas preocupações do momento, proporcionando ao paciente maior entendimento e tranquilidade, nos campos mental, emocional, físico e energético;
  • Mesa Radiônica Ascencional: técnica que consiste na limpeza e reorganização energética, atuando no ambiente familiar e de trabalho do paciente, além de aumentar a sua conexão com a espiritualidade.

Esses atendimentos foram realizados presencialmente, com atuação quântica através de conversa prévia breve e coleta de dados pessoais. Ao trazer o aconselhamento para o momento atual, essas técnicas proporcionam mais segurança e leveza para a rotina, além de outros benefícios. Além dos atendimentos, a terapeuta tambémofertou 5 vagas em seu curso de Reiki. A formação em Reiki é dividida por módulos, em que o aluno aprende sobre a auto aplicação da técnica, assim como estenção a outras pessoas, beneficiando além de si, principalmente sua família. Questões filosóficas com base oriental de como manter uma vida mais saudável e equilibrada energeticamente também são abordadas durante a formação.